COMUNIQUE-SE COMO UM LÍDER MELHOR EM 11 PASSOS BÁSICOS

Por Diogo Barros

O processo de manipulação e organização de dados em quantidade nos proporciona a informação. Você já parou para pensar que constantemente estamos nos comunicando? Então, como você deve dizer e compreender uma mensagem de forma a transmitir com impacto ao receptor ou receptores?



Hoje vamos falar sobre onze modelos que podem ajudar a você a elevar o seu nível de comunicação e consequentemente o de influência sobre as pessoas, você se sentirá compreendido e também passará a compreender os outros com muito mais facilidade, mais para isso você precisará se esforçar com treinos diariamente e apenas desta maneira você conseguirá aperfeiçoar e melhorar um pouco mais todos os dias, como se fosse em uma evolução, entende?

Estudos realizados no mundo corporativo dizem que 65% do tempo dos gestores é despendido com comunicação aos outros, por e-mail, reuniões, telefone, administrar conflitos e etc... A capacidade dos líderes de entender, dialogar e se fazer compreendidos pelos outros é hoje uma das competências mais estimadas do mercado de trabalho, pessoas com lideranças autênticas são referências nestes requisitos porque eles sabem o que interessa as pessoas, do que elas necessitam e o que precisa ser dito para motivá-las, alguns indivíduos são natos neste tipo de comunicação, mas a maioria das pessoas precisam conhecer, aprender, treinar e aplicar.  

Pois bem vamos aos passos que ajudarão você a se tornar uma pessoa de boa fluência verbal:

É impossível você não se comunicar

Ter a percepção de que constantemente e em todo o tempo você está se comunicando, falando ou não, tudo que você não diz também fala tão forte que quando em sintonia com que você fala promove a convicção, aumentando a suas chances de influência e persuasão. 

Em uma condição de liderança isto aumenta a vitalidade porque as pessoas esperam algo de você em todo o tempo e o tempo todo eles estão analisando você (como você se comporta, sorri ou não sorri, seu vestuário e etc...) e eu reforço que atenção deles se redobra principalmente para os seus comentários e pontos de vistas, eles te observarão seja para uma crítica ou para ancorar você como um modelo a ser seguido pela expectativa de se tornar uma pessoa melhor com características que você transmite a eles, afinal eles também querem evoluir em suas competências e que bom seria se você pudesse ser um dos modelos que eles esperam espelhar para o crescimento deles.

Comunicação começa por você

A comunicação tem como ponto de partida você, mas quem processa e recebe é o outro, então,  o que e de que forma a outra pessoa entendeu o que você disse? Logo o que é importa não é o que você diz, mas sim o que a outra pessoa entende da ideia que você gostaria ter transmitido, por isso você precisa transmitir informações de forma clara, objetiva e concisa, cada características de comportamento tens as suas imperfeições que precisam ser desenvolvidas, por isso a importância de se conhecer e trabalhar os pontos relevantes que impactam na clareza e objetividade quando você se comunica. Evite misturar um assunto com o outro e não diga em várias palavras o que você pode dizer em poucas, sem rodeios!

Ouça com atenção

Geralmente as pessoas cometem o engano de passar a impressão que estão prestando atenção no outro, mas na verdade eles estão pensando no que vão responder assim que o interlocutor terminar sua fala, se terminar! Embora seja difícil parar de pensar, concentre-se ao máximo ao que o outro esta dizendo e não se concentre apenas nas palavras, mas na postura do corpo, momento e ambiente que o interlocutor está vivendo, perceba as emoções que ele transmite enquanto conversa com você, isto pode mudar toda a discussão com base na sua percepção, é natural que você utilize uma linguagem afim de causar empatia com o outro e assim causar uma boa impressão em cada conversa e o outro ter o sentimento que foi compreendido.
A verdadeira comunicação é uma via de mão dupla, olhe nos olhos da outra pessoa, demonstre interesse no que ela diz e seja transparente ao ponto que ele perceba que você está dando atenção a ela.

Dê fluência ao diálogo

Não interrompa o diálogo quando o outro estiver falando, evite também atitudes agressivas ou defensivas, pois isto dificultará o desenrolar da conversa e do entendimento. Ouça as sugestões, opiniões e ideias com naturalidade e aceitação. Controle as emoções não demostrando irritação e agressividade quando receber pontos de vistas contrários ao que você pensa, caso necessite argumentar faça com tranquilidade, sem invadir e afetação. Coloque sua opinião de forma polida mostrando respeito pela pessoa que descorda de você. 

Faça perguntas criativas

No EUA existem grades acadêmicas especializadas em grupos que fomentam grandes perguntas, ou seja a pergunta certa pode resolver todo um grande problema ou gerar uma grande inovação. Líderes que ajudam os outros a crescer e a inovar geram perguntas criativas, certeiras, adequadas, muitas vezes com pequenas provocações que obrigam as pessoas a se aprofundarem nos temas e trazerem soluções.

Tenha coerência entre a mensagem verbal e não verbal

Pessoas que desejam ser muito comunicativas devem ter coerência entre as palavras e seus atos. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que 7% do processo de comunicação se deve o significado da mensagem verbal, 38% são transmitidos pelo tom de voz e 55% da linguagem corporal, isto quer dizer que 93% da nossa comunicação é não verbal através de tom de voz, gestos, posturas e jeito de nos conduzirmos e falarmos. 
Quando nossa linguagem não verbal contradiz a verbal o resultado é a contradição e o interlocutor passará a acreditar não em que você disse, mas em que ele viu e sentiu nesta conversa você.

Líderes são ótimos comunicadores

Capacidade de se comunicar é uma das melhores habilidades que um líder precisa para ser bem sucedido em sua carreira ou cotidiano. Para quem lida com gestão de pessoas é exigência se tornar um expert em comunicação e sentir se tranquilo ao dialogar com pessoas. Seja transparente e tenha a política clara para todos em seu time, mantenha um ambiente saudável e organizado. As pessoas precisam ver em você um exemplo a ser seguido e não desejarem fugir de você, pense nisso!

Grandes líderes entregam mais do que recebem

Ter habilidade motivacional pode ser um diferencial para criar empatia com o time, se concentre mais em contribuir ao invés de receber e seja sempre uma pessoa disponível para os outros. Observe que esta combinação fará com que as pessoas enxerguem a você como luz em meio a escuridão delas, quando isso acontecer você saberá que virou uma grande referência para o outro deixando assim sua mensagem muito mais duradoura.

Aprenda a ler nas entrelinhas

Você precisa desenvolver a capacidade de entender o que não foi dito, ouvido e observado, tomando cuidado com o julgo e a inverdade, check as evidências antes de concluir um assunto e se não tiver certeza não coloque da boca para fora. Em caso de incerteza busque uma opinião de uma 3ª pessoa de sua confiança, mas não exponha quem ou o que da pessoa em comento, afim de evitar possível constrangimento.

Tenha um plano de contingência em comunicação

Para ter uma boa fluência em comunicação é sempre bom ter um plano de contingência quando a conversa caminha para uma saia justa. Caso você perceba que a conversa não esta fluindo como o planejado, você pode utilizar do plano de contingência para recuperar o bom andamento do clima no momento da conversa, toques de humor, atualidades e histórias devem ajudar você a se sair com improviso, muitos nem perceberão que você mudou o foco estrategicamente e é essa a ideia!

Previna o surgimento de boatos e rumores 

Boatos e rumores surgem quando não existe ou há pouca informações sobre determinado assunto polêmico ou problemático, estes são campeões em gerar magoas e desconfortos, desapontamentos e a falsa sensação de insegurança e ainda mais se os outros desconfiarem que sabemos de algo relevante no processo e que estamos omitindo afim de poupar a integridade com profissionalismo. Nestas condições elime o incêndio em quanto ele está na fase de fumaça, transparência é fundamental. As pessoas não precisam saber dos detalhes do problema, mas evite os rumores fazendo reuniões ou utilizando meios de comunicação internos para esclarecer as possíveis dúvidas com muita cautela, tente reunir o numero máximo de pessoas envolvidas e leve o esclarecimento.

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